(Foto: Reprodução da Internet)

Com Vasco no vermelho, Luxa antecipa planejamento indicando goleiro e zagueiro para 2020

​A situação financeira no ​Vasco da Gama não é nada fácil, assim como na maioria dos clubes do Brasil. Ainda assim, o clube foi ao mercado em 2019 e contratou um total de 16 reforços, só que o planejamento do diretor André Mazzuco se mostrou bastante questionável, já que muitos dos atletas que desembarcaram em São Januário não vingaram, como os meias Bruno César, Valdívia e Marquinho.

Já segue o Vasco no Instagram? Clique aqui e faça parte da nossa torcida!

Para 2020, o investimento deve continuar limitado, porém a diretoria já começa a ver outras alternativas de montar um elenco mais competitivo. Jogadores livres de contrato ou em final de vínculo com outro clube continuam em pauta, mas Vanderlei Luxemburgo deve olhar com mais carinho para os jogadores que retornam de empréstimo ao final da temporada. Vários deles vêm tendo desempenhos satisfatórios, o que deixa o técnico animado.

O ​portal "Super Vasco" informa a situação dos nove jogadores cruz-maltinos que ganharam espaço em outros clubes em 2019. Do grupo, quem mais está se destacando é o goleiro Jordi, que vem defendendo a meta do CSA com muita propriedade. Muitos especialistas da imprensa esportiva chegaram a colocar o camisa 1 na seleção do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, já que andou salvando a pele dos alagoanos, que estão próximos de sair do Z-4 com os últimos resultados.



No último domingo, Jordi fechou a meta do CSA no empate com o São Paulo, no Morumbi. Aliás o goleiro foi o grande destaque de ótimos resultados do Azulão nas 19 primeiras rodadas, como a vitória contra o Fluminense em pleno Maracanã e os pontos conquistados contra Palmeiras, Santos, Grêmio e o próprio Vasco da Gama. É o goleiro com mais defesas difíceis de todo campeonato, um total de 81 nas 18 partidas que disputou.



Atualmente Luxa conta com Fernando Miguel como titular da meta vascaína, com Sidão, Alexander e João Pedro como reservas suplentes. Outro arqueiro emprestado pelo Gigante da Colina é Gabriel Félix, hoje titular do São Bento na Série B. Contestado em São Januário, ele foi cedido ao clube de Sorocaba (SP) e atuou em oito jogos, com 25 defesas difíceis. Novo pupilo da Colina que deve ter mais chances de aparecer nessa reta final de temporada é Rafael Galhardo.



O lateral-direito deverá ser titular do Grêmio nos próximos jogos, incluindo a semifinal da Libertadores contra o Flamengo, por o titular Leonardo estar lesionado. O veterano Léo Moura, outra opção no grupo de Renato Gaúcho, vem se recuperando de contusão muscular, o que torna a concorrência mais fácil ao ala que pertence ao Vasco. Em 10 partidas, Galhardo anotou um gol - diante do Rubro-Negro carioca pelo Brasileirão - e outras duas assistências. Nos bastidores, o lateral e o Jordi são favoritos a serem reintegrados por Luxa em 2020.

Veja as situações dos demais emprestados pelo Vasco e que retornarão ao clube em dezembro: Goleiros - Jordi (CSA) e Gabriel Félix (São Bento). Lateral - Rafael Galhardo (Grêmio). Zagueiro - Luiz Gustavo (Guarani). Meio-campistas - Bruno Cosendey (Criciúma), Willian Maranhão (América-MG) e Guilherme Costa (CRB) e Lucas Santos (CSKA Moscou). Atacante - Caio Monteiro (Paraná).

90min